"Cidade sorriso do Agreste
recheada de tradição,
de alegria e harmonia
no saber de nossa gente,
acredite é surpreendente
o que conta essa nação."
Acima está um trecho do cordel criado pelo jovem Nielson Cardoso, que ao longo de 16 páginas, fez a sua homenagem à cidade onde habita e entrou para a história através de uma cultura até então quase esquecida.
Nielson é filho de uma família humilde e seria muito pouco provável esperar que um acontecimento como este surgisse de uma pessoa tão simples.
Não é nem pelo cordel em sim, pois sabemos que há limitações, mas pela determinação, pela coragem, pela decisão de correr atrás, de buscar seu objetivo, algo que tem faltado a muita gente. O cordel de Nielson nos diz que a cultura ainda está viva, que ainda podemos desfrutar dela, que podemos deixar um pouco de lado as coisas práticas, a tecnologia, a vida fácil, e vivermos um pouco da maravilhosa vida que viveu nossos antepassados, que podiam sentar nas calçadas, contar histórias e sorrir sem constrangimento.
No último sábado, dia 31 de Maio aconteceu o lançamento do trabalho poético de Nielson. Um evento simples, com pessoas simples e um momento muito especial. Foi realizado na Fazenda Quirambú, no grande amigo Professor Barbosa, um grande admirador e participante na manutenção da cultura popular. O grupo de Escoteiros 110 esteve presente...
O prefeito Severino também...
Dona Chiquinha também participou...
Nos deu até inspiração:
Foi um encontro maravilhoso,
em um lugar fabuloso
com versos e poesias,
parecia está reservado
para pessoas do meu agrado
que nem vejo todo dia.
O trabalho de Nielson pode e deve ser adquirido por todos os montealegrenses e por aqueles que desejam conhecer a história. Nosso blog vai abrir um espaço para que as pessoas que desejarem, possam adquirir o seu cordel.
Fonte: O Montealegrense
Nenhum comentário:
Postar um comentário