quarta-feira, 13 de julho de 2011

13 de julho - 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Este ano a sociedade comemora 21 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei 8.069 de 1990, dois anos após a proclamação da Constituição de 1988 que já estabelecia os princípios básicos da garantia de direitos da criança e do adolescente.

Nesse período, o grande avanço foi o rompimento com o paradigma anterior, em que crianças e adolescentes eram tidos como menores, muitas vezes com o objetivo de marginalizar, vigiar, reprimir, punir e internar. O novo panorama legal, resultante de uma luta articulada por forças sociais progressivas, elevou as crianças e adolescentes à categoria de plenos cidadãos, garantindo-lhes um vasto número de conquistas.

O Estatuto se divide em dois livros: o primeiro trata da proteção dos direitos fundamentais da pessoa em desenvolvimento e o segundo trata dos órgãos e procedimentos protetivos. Para que a lei seja implementada no dia a dia da sociedade, foi criado o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), que é um conjunto articulado de pessoas e instituições em prol dos direitos infanto-juvenis. Fazem parte desse sistema a família, as organizações da sociedade (instituições sociais, associações comunitárias, sindicatos, escolas, empresas), os Conselhos de Direitos, Conselhos Tutelares e diferentes instâncias do poder público (Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública). Nesse dia especial de aniversário do Estatuto, destacamos o papel do Conselho Tutelar, uma das principais portas de entrada desse Sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário